Quem sou eu

Minha foto
Este blog tem por objetivo mostrar alguns atrativos do estado de SERGIPE. Bem como, convidar para algumas atividades turísticas para este maravilhoso estado. ### ARACAJU/SERGIPE/BRASIL ###

domingo, 2 de outubro de 2011

1° PASSEIO CICLÍSTICO NORCON ROSSI

Amigos e amantes das bikes,

Esse domingo (02.10.11) foi agraciado com mais um passeio ciclístico em nossa bela e amada cidade ARACAJU/SE...   Trata-se do 1° PASSEIO CICLÍSTICO NORCON ROSSI.

O evento movimentou (e muito) os cidadãos aracajuanos, com muita animação, disposição e muita ALEGRIA, percorremos as ruas de Aracaju, num domingo ensolarado e cheio de energia positiva... 

O encarte publicitário já chamava a população à alegria e trazia como foco principal a CRIANÇADA.


Então fomos eu (Hercélio Meneses) e meu filho (Gabriel Meneses) para prestigiar esse maravilhoso evento.

O passeio teve concentração em frente ao stand da NORCON ROSSI, próximo ao PARQUE DA SEMENTEIRA (Bairro Jardins), a concentração foi animada (ao som de um Mini-Trio Elétrico), já com distribuição de água para hidratação e posteriormente com um alongamento (que é fundamental antes e depois de qualquer atividade física).



Como capacete é fundamental, Gabriel estava ajustando o seu...


Olha nós aí...



O pedal efetivamente começou por volta das 09:00, indo em direção à Av. Beira Mar, passando pelo PARQUE DA SEMENTEIRA, subindo a ponte do RIO POXIM, onde paramos no FAROL DA FAROLÂNDIA (ponto turístico de nossa capital, depois de devidamente revitalizado).

Um destaque à parte para os MONITORES, responsáveis pela SEGURANÇA de todo o passeio, que foi IMPECÁVEL...  Parabéns aos organizadores e monitores pelo excelente trabalho e alegria na execução do serviço.  Em especial para Rinaldo Júnior (ABIMOCAR - ARACAJU PEDAL LIVRE), Araújo (PEDAL SUADO), Fábio Linhares, Sidney (Magal), Leo, Darlene Lacerda (PEDAL GUERREIRAS - principalmente pelas palavras proferidas logo no início, informando sobre as crianças na frente dos adultos) entre outros...


Subido a Ponte Rio Poxim


Descendo a mesma...


Em frente ao Rest. Parmegiano


Como é bom ver a FAMÍLIA INTEIRA, pai, mãe e filhas PEDALANDO... ou melhor, uma filha pedalando, e outra cochilando... isso mesmo, em pleno passeio ciclístico tinha gente dormindo... Linda essa pequena cochilando na cadeirinha da bike da mãe...



Chegado no ponto de hidratação FAROL DA FAROLÂNDIA...


Depois de tomarmos água para hidratar, e descansarmos um pouco, temos a volta, feita pela ponte do Rio Poxim, mas dessa vez, entrando pela Av. Tancredo Neves, com chegada no mesmo ponto de saída (stand Norcon Rossi).


Olha só a quantidade de pessoas lá na frente... MUITO BOMMM
(saindo da Av. Tancredo Neves, entrando na Av. Oviêto Teixeira)...


Chegando...


E o MNI-TRIO ELÉTRICO ainda animando a galera!!!


Chegamos... no ponto de largada... com direito a pose pra foto, deixamos as "magrelas" descansando e pegarmos um kit nutricional (banana, maçã, barra cereal e suco)... MUITO BOM...

PARABÉNS, NORCON ROSSI, PELO INCENTIVO AO CICLISMOS e À QUALIDADE DE VIDA...
NA PRÓXIMA ESTAREMOS JUNTOS, COM CERTEZA !!!


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Brasil: Bicicleta é alternativa para chegar à sala de aula

 


De acordo com o site brasileiro Guia do Estudante, até ao início de Fevereiro, o projecto já contava com a adesão de nove municípios brasileiros, totalizando o pedido de 1.130 bicicletas.
“Para além de beneficiar os estudantes que moram em localidades onde os autocarros escolares não conseguem chegar ou os estudantes que acabam por esperar muito tempo pelo transporte rodoviário, o programa visa ainda melhorar a qualidade de vida dos estudantes e o ambiente”, explicou o FNDE.
Assim, o Ministério da Educação brasileiro, através do FNDE, oferece aos estados, municípios e Distrito Federal a possibilidade de adquirirem bicicletas escolares a preços atractivos.
De salientar que o programa "Caminho da Escola" foi criado em 2007 com o objectivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução do abandono escolar.
Estudos realizados pelo FNDE concluíram que a disponibilização de bicicletas aos estudantes poderá reduzir o esforço das crianças em percorrer distâncias diárias de três a 15 km, para chegarem à escola ou ao autocarro escolar.
Pode saber mais sobre esta iniciativa no site do FNDE
Os estudantes brasileiros vão poder contar com mais um meio de transporte para se deslocarem até à escola: a bicicleta. A iniciativa insere-se no programa “Caminho da Escola”, desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e tem como objectivo melhorar a mobilidade dos estudantes e reduzir o abandono escolar.

Fonte: http://www.menosumcarro.pt/Default.aspx?tabid=75&itemId=1069&g=fbe3dd0a-048f-45c7-a80c-ceb06153a6bb&utm_source=menosumcarro&utm_medium=twitter

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Ciclovia na Holanda vai gerar energia solar



Conhecida como o país dos moinhos de vento, dos sapatinhos de madeira e das tulipas, a Holanda também é reduto dos apaixonados por um dos meios de transporte mais ecológicos, a bicicleta. Para incentivar o uso da magrela e também reduzir as emissões de carbono, uma cidade holandesa pretende implementar uma ciclovia capaz de gerar energia a partir da luz do sol.
Ainda em fase inicial, o projeto conhecido como SolaRoad foi desenvolvido pela Organização Holandesa de Pesquisa Científica Aplicada (TNO) em parceria com a empresa de tecnologia Imtech, e deverá ser implementado em 2012 na cidade de Krommenie, próximo a Amsterdã (uma das 10 melhores cidades do mundo para se pedalar).
Com 10 quilômetros de extensão, a ciclovia será feita de uma base de concreto com medidas entre 1,5 e 2,5 metros de largura coberta por uma camada de células solares de silício. O sistema gerador será protegido por uma placa de vidro resistente às pedalas dos ciclistas e, segundo os criadores, forte o suficiente para suportar até mesmo o peso de uma caminhão.
A expectativa dos desenvolvedores é que o SolaRoad gere 50kWh por metro quadrado ao longo ano, valor que deve ser suficiente para abastecer a iluminação de ruas próximas à ciclovia e de semáforos. Além disso, a energia excedente pode ser aproveitada para uso doméstico. O site do projeto desataca ainda que o conceito, parte do programa de energia renovável holandês, poderia ser implantado em toda a rede rodoviária do país, de 137 mil Km.
Anunciado no final de janeiro, o projeto tem recebido críticas sobre a possibilidade de ciclistas deslizarem na superfície de vidro, particularmente em condições molhadas. Em entrevista ao site sobre ciclismo Road.cc, um porta-voz do TNO disse que o "protótipo atual da superfície do vidro é tratado para criar uma aspereza que dá resistência suficiente para uma utilização segura da estrada, tanto em condições secas quanto em molhadas".

Ciclovia na Holanda vai gerar energia solar
Projeto, que é parte do programa holandês de energia renovável, deve ser implementado em 2012
Ciclovia na Holanda vai gerar energia solar
Projeto, que é parte do programa holandês de energia renovável, deve ser implementado em 2012
Ciclovia na Holanda vai gerar energia solar
Projeto, que é parte do programa holandês de energia renovável, deve ser implementado em 2012
Ciclovia na Holanda vai gerar energia solar
Projeto, que é parte do programa holandês de energia renovável, deve ser implementado em 2012